Pular para o conteúdo

Pedra bruta: A faringite mal curada entre nós

por Andréa Pontes

Ler é formar opinião com as próprias pernas

Faringite, ‘mal curada’, dá trabalho. É desculpa para faltar à coluna da sexta? Não. Mas, foi o que houve. A cabeça latejava, o texto não saía e a editora merece todas as orações em sua homenagem pela compreensão.

Explicação mal concedida, vamos ao noticiário. Os Jogos Olímpicos deram um tempo até o começo dos Jogos Paralímpicos – quando teremos muito mais medalhas pelo Brasil. A emoção de superar-se vai ser em dobro. Enquanto isso, somos reconduzidos às notícias mais tristes. Um acidente aéreo, sem sobreviventes. Golpistas se aproveitando disso – infelizmente, a gente consegue descer a níveis assustadores. No Brasil e no mundo, vítima fatal é sinônimo de crise com várias camadas. Vidas ceifadas de forma absurda sempre vão nos deixar chocados.  É uma notícia, que lamentavelmente, vai se arrastar – inquéritos, relatórios, personagens que se foram, o que se pode fazer para evitar. Uma coisa é certa: transportar gente de um lado a outro é o coração de uma companhia aérea. E, sempre haverá esse risco, com todos os manuais, regras, treinamentos, polêmicas e procedimentos. Algo que não nos faz nem um pouco deixarmos de ser impactados.

Outro ponto que não nos deixará em paz tão cedo são as eleições. Eu sei, o estômago revira, nos aborrecemos com ataques e rasas discussões do que muda, de fato, nossas vidas. Não é enfadonho repetir: seu voto vale ouro. Não caia em cortes para redes sociais. No final do dia, o que interessa é o que pretendem fazer com a cidade onde você vive.

Falando no que interessa, o mais do que indicado à sucessão de Roberto Campos Neto exemplificou otimamente o que o Banco Central – o que se aplica ao mercado – significa. É o famoso ‘chato da festa’, definiu Gabriel Galípolo, atual Diretor de Política Monetária do BC. A festa, no caso, é o Brasil, que vai bem, pessoal. Mais empregos, economia aquecendo, mais gente consumindo. A área de serviços, que é o setor com bons desafios, cresce. Em junho, avançou 1,7%, maior índice desde dezembro de 2022. Mas, o pessoal do mercado gosta de conjunções adversativas. Segundo Galípolo, é o povo que vai lá, abaixa o som, acende as luzes e joga uma água na cerveja. O Banco Central está de olho na meta da inflação e tudo o que envolve. Ok, você está fazendo essa parte do dever de casa muito bem, mas eu quero mais. E corte público é o que acalma os ânimos. E não deixa de ser uma ‘cenoura’ para baixarem os juros na próxima reunião do Copom – Comitê de Política Monetária.

Ainda sobre eleições, não há como ignorar acusações de ilegalidade atribuídas ao então Ministro do Supremo Tribunal Federal. Resgatando o bom e velho lead – o que significa, em texto jornalístico, responde a questões objetivas, e aos fatos e dados que compõem um conteúdo informativo, convido a todos a serem jornalistas por alguns minutos. Essa notícia interessa a quem? E por qual motivo? Vamos investigar mais os ‘quem’ e os porquês. Não sobre isso, mas sobre qualquer coisa. Lembrando: seu voto vale ouro. Vale também pesquisar o significado fora dos ritos, e saber a diferença do que é ilegal, do que parece ruim e o que, de verdade, é ruim. É só se atentar aos personagens. Quem são e o que fizeram nos verões passados. É aí que está a notícia.

Gostemos ou não, é a ‘faringite mal curada’ que temos agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *