Obadias, o influencer de Judá

“Minha alma está preparada, e a sua?”

Hoje falaremos de Obadias, pois se tem coisa que eu amo é uma bicha vingativa.

Tem uns doze homens no Antigo Testamento com este nome. Não sabemos se são o mesmo nem coisa alguma a seu respeito a não ser por este livro – Obadias – composto de um único capítulo, dividido em três partes:

1 – O castigo de Edom

2 – A condenação de Edom

3 – A destruição de Edom

Mas que diacho era Edom e por que Obadias tinha tanto ranço?

Edom era um reino. Os edomitas eram descendentes de Esaú. Irmão gêmeo de Jacó, lembra? Jacó, aquela figura catita que enganou seu pai moribundo, Isaque, para roubar do irmão, Esaú, o seu direito de primogenitura, a herança, de forma legalmente irreversível.

Pois bem. Esaú, sem herança, teve que correr o trecho. Grande startapêro da Mesopotâmia, estabeleceu-se nas montanhas. Na época de Obadias ­– 586 a.C. – essa história do roubo da herança já tinha mais de mil anos, mas rixa de família a gente sabe, não acaba nunca. Toda festa alguém lembrava:

– E o arrombado do tio Jacó, hein?

E a história ia passando de pai para filho. A raiva também.

Como as doze tribos de Israel são todas compostas por descendentes de Jacó, a cada invasão que Jerusalém sofreu neste período, o povo edomita cobrou ingresso para assistir a derrota de Israel de cima da montanha, mas não levantou mindinho pra ajudar.

Os edomitas habitavam uma região montanhosa ao sul do Mar Morto, da qual Petra era a capital. Sim, aquela cidade que aparece em Indiana Jones e a última cruzada.

Na fuga do Egito, os edomitas rejeitaram o pedido de Moisés para que Israel passasse por sua terra (Num 20:14-20).

Neste ponto eu meu permito uma digressão. Alguém me explica duas coisas:

1 – Por que caralhos Moisés teve que atravessar o Mar Vermelho se tinha caminho por terra?

2 – Que caminho de rato foi esse se podia ir margeando o Mediterrâneo?

Mas, enfim, foi Deus que escolheu o guia e suas premissas não podem ser medidas pela lógica, sabemos.

De muitas outras maldades contra Israel os edomitas também participaram, como o saque de Jerusalém em cada uma das suas derrotas e construção de barreiras nas estradas para impedir que os judeus fugissem.

Modos que, eu olho para esse livro da Bíblia, contendo um único capítulo e com um autor sobre o qual nada sabemos e é como uma praga.  Pixada em muros, lançada em posts anônimos, portando um ódio arraigado por séculos.

Obadias é o Facebook do Antigo Testamento.

Durante o século V a.C. os nabasteus desalojaram os edomitas do seu território, obrigando-os a retirar-se para a Palestina. O rei Herodes, aquele que era rei quando Jesus nasceu, era edomita.

Mas isso já é uma outra história.

No grito

A travessia do deserto levou quarenta anos. No fim desse tempo, a maioria dos homens adultos que saíra do Egito já tinha morrido. Restavam Moisés,

Continue lendo »

O banquete de Ester

The Banquet of Esther and Ahasuerus, 1640s, Jan Victors (Dutch Baroque Era Painter, ca.1619-1676 A história de Salomão vocês conhecem, né? Pensa numa treta. A história de

Continue lendo »

Elias e o carro de fogo

O profeta Elias foi um dos homens mais conhecidos da Bíblia, todo mundo fala dele tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Ele viveu no

Continue lendo »

Em Efrata de Belém

by Fal Azevedo Em Efrata de Belém, me perdoem a rima ruim, ninguém era de ninguém. Estava todo mundo acolá, vivendo em grande iniquidade. Salsinha

Continue lendo »