Manifesto

A Drops Editora só publica material do qual se orgulha.
Não há possibilidade de que interesses de qualquer natureza se sobreponham ao nosso prazer em publicar um bom autor.
Ocupar os espaços com arte. Para isso, escrevemos e, em nome disso, publicamos.
Queremos, sim, ter lucro com nossas publicações. Jamais, porém, com um percentual maior do que o do autor.
Acreditamos que uma obra literária seja uma empreitada que se cumpre com o coração e os punhos. Ver o autor assumindo a sua obra, da escrita ao leitor, é uma caminhada que nos interessa acompanhar.
Nessa jornada trocamos opiniões, partilhamos compromissos e cumprimos nosso ofício com paixão.
Somos a mão na mão do autor, encorajando e encarando sua obra pelo que ela é: uma criação singular e personalíssima. Como o trabalho que fazemos juntos.
As editoras

Horóscopo Drops para as Festas Juninas

Áries anda a festa toda com um lacre de latinha de cerveja grudado na testa com cuspe. Assim que alguém tira, ele manda: “Abriu, vai ter que consumir!”


Superdistraído, Gêmeos aproveita a festa até tarde e na hora de ir embora tem três manobristas correndo atrás da criatura, pois pegou o carro errado.


Aquário: Você sempre será o padre da quadrilha. Aceite e siga em frente.


Leão: Sabemos que foi você que doou a tira de camisinhas pros brindes da barraca de pescaria. Os pais das crianças traumatizadas querem dar uma palavrinha com você.


Libra, não pode por Dormonid no chá de gengibre da criança, pouco importando se vocês não conseguiram babá para o pós-festa!


Peixes, a simpatia consiste em virar O SANTO ANTÔNIO de cabeça pra baixo! Larga os pé do padre, devagar!


Escorpião: talvez, muito talvez, não tenha sido exatamente isso que a dona Tereza da barraca de cachorro quente tinha em mente quando pediu pra você abrir uma lata de tomate pelado.


Touro
, não, a espingarda de ar comprimido da barraca de tiro ao alvo, NÃO pode ser substituída por um três-oitão. Sério. Larga isso.


Capricórnio
, não, não pode mandar nudes no correio-elegante.


Câncer – beijo grego não consta da lista de prendas e não tente ensinar a proeza na barraca do beijo sob pena de fazer companhia pro Áries na cadeia por já ter tentado.


Sagitário, narrando a quadrilha, você gritou “OLHA A CHUVA! É MENTIRA!”. “OLHA A COBRA! OBA!”. Nada de quentão pra você no próximo ano.


Virgem, desenhar bigode com canetinha roxa na chefe que dormiu bêbada, no banco da praça, talvez não lhe renda uma promoção. Mas vai lá que tá engraçado!

Oficina de Redação – Gratuita!

O Drops inaugura amanhã, sexta-feira, dia 07 de junho, uma sequência de newsletters com Oficinas de Redação.
Essa oficina foi pensada para atender quem pretende se submeter a algum tipo de prova ou exame. 
Pontos básicos, roteiro enxuto, voltado para a técnica da escrita exigida nas provas.
A assinatura da Newsletter é gratuita, basta clicar no link abaixo e se inscrever. Ou, se preferir, deixe seu email nos comentários desse post.
Toda sexta-feira chegará no seu email uma aula de Oficina de Redação.
Para quem quer fazer prova e pra quem quer aprender! 
Avise o primo que vai fazer Enem e a coleguinha que vai prestar concurso!
Bora?
https://tinyletter.com/Dropsdafal

E-book do livro A Canção da Borboleta Ausente à venda na Amazon.

Poesias do Paulo Candido direto para seu leitor digital.


Vamos?


A canção da borboleta ausente

Vivemos em tempo de epidemia e a responsabilidade tem que ser a nossa diretriz.

Mas em tempos de quarentena e isolamento voluntário, ler é sempre uma boa opção. É a chance de alcançar leveza, beleza e alimento para a alma em meio ao stress e incertezas desses tempos
.
Não faremos, ainda, nenhuma festa de lançamento do livro A Canção da Borboleta Ausente do Paulo Candido.

Mas para as pessoas que moram em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba que quiserem retirar o livro em endereço específico, não tem frete.

Os retirados no Rio vão com dedicatória do autor.

Será só a retirada, mesmo. O isolamento não permite beberagens e convescotes, infelizmente.

O valor do livro é 30,00 e quem quiser chama no whatsapp 41 992800083 ou no email borboleta.ausente@gmail.com que combinamos os detalhes.

Para as demais localidades do país 30,00 +10,00 de frete e pode chamar também.

O livro está, enfim, na gráfica!
A mudança do registro do ISBN da Biblioteca Nacional para a Câmara Brasileira do Livro atrapalhou um bocado nossos pedidos porque muitos processos mudaram, com impacto nos prazos.
Perdoe pela demora e pela angústia, acreditem, ela era também nossa.
Nossos livros em andamento estão registrados e agora temos, novamente, controle sobre a escala de produção.
O prazo de entrega da gráfica é dia 20.02!
Podem aguardar!
Abraços
A Editora

Quer o livro?

Pré-venda aberta!
30,00 + 10,00 para todo Brasil

Escreve para borboleta.ausente@gmail.com

Memória, verdade e poesia.

Três musas invocadas, Kalliope, Clio e Melpomene – poesia épica, história, tragédia. Não que os poemas sejam épicos, históricos ou trágicos, mas talvez o espírito daquele poeta que naquele instante as chamou em sua ajuda fosse. Ou estivesse.

A Musas são filhas da Memória e, na Grécia Arcaica, Mnemosine era responsável por grande parte de uma certa verdade. E naquela Grécia, quem desvelava a verdade eram os poetas, os reis e os adivinhos.

Essa última frase é tão complexa que eu nem saberia explicá-la direito. Mas posso explicar um pouco. E certamente errado.

“Aquela Grécia”, a Grécia Arcaica da Guerra de Tróia, de heróis épicos que atravessavam o mar para guerrear por dez anos por uma mulher e depois demoravam dez anos lutando para voltar para outra, a Grécia dos inúmeros Homeros, inúmeros filmes, mãe de inúmeras gentes que vieram depois, essa Grécia lendária no nascimento do igualmente lendário Ocidente, ela sequer existia de verdade há pouco mais de 50 anos. Só no início dos anos 1960 se decifra uma escrita-chave, e aquela Grécia mítica, da qual restavam apenas indícios vagos do século de Platão, se torna uma história de doze séculos.

No século IV A.C. restavam apenas certas tradições, certas crenças, rituais de origem perdida no passado. Os reis já não eram a fonte da lei e da justiça, os adivinhos já não sabiam o que seria de nós e os poetas, mesmo os cegos, já não nos diziam quem eram os favoritos dos deuses. “Nós” ali são eles, os contemporâneos de Sócrates. Mas somos também nós, seus herdeiros tortos.

Mas lá, na Grécia de Homero, os poetas, os reis e os adivinhos eram os guardiões da verdade. E verdade se escrevia “aletheia”. De “lethe”, esquecimento (por sinal o nome do rio no Hades que as almas a caminho da reencarnação atravessavam, o rio do Esquecimento, para que não se lembrassem de sua vida passada). Esse prefixo, “a”, é grego para negação. “Aletheia”, então, é o “não-esquecido”. Uma das traduções canônicas é “desvelado”. Uma tradução mais divertida seria “desesquecido”.

A verdade, na Grécia Arcaica, existia – era até uma deusa. Mas não era clara e distinta como queria nosso velho amigo René (aquele que pensava e existia), mas algo que precisava ser revelado, desocultado, desvelado.

E a produção da verdade era a função primeira de três classes de pessoas: os poetas, que diziam a verdade sobre o que tinha sido, revelando e louvando os feitos dos heróis do passado, cujas vidas eram exemplos de virtude. Os reis, que dispensavam a justiça e, portanto, determinavam a verdade de agora. E os adivinhos, as vozes encarnadas dos oráculos, que revelavam aquilo que seria, o futuro dos homens (não, ninguém ligava muito para o futuro das mulheres na Grécia Arcaica).

Os poetas, então, eram os mestres da verdade que se escondia na memória, e falavam sob supervisão e orientação das Musas, filhas da Memória.

Nós, “ocidentais” (vá-lá: o Brasil não é no Ocidente da vida, mas não se explica sem um certo Ocidente mental). Mas eu dizia, nós, “ocidentais”, tão sábios e científicos, já não acreditamos em deusas, muito menos em filhas de deusas. Mas como já disseram vários do mais sábios entre nós, não precisamos acreditar para que elas existam. Ou ajudem.

Então o poeta mais esperto não se furta a chamar as musas em seu auxílio, ainda que disfarce por vezes aquelas deusas gregas em mulheres mortais ou mesmo objetos inanimados. Freud e Lacan teriam algo dizer sobre essa transmigração/projeção de deusas, etéreas como um conceito (ou, aha, uma pulsão), em seres ou coisas no mundo. Mas se disserem, vão dizer em outro texto, esse já se alongou demais.

Uma última observação: aqui não é a Grécia Arcaica – o Ministério do Pós-Tudo adverte, procurar verdade na poesia pode ser prejudicial à estrutura.

Paulo Candido

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Apresentação – pelo Autor

Por todas as razões que talvez nunca fiquem perfeitamente esclarecidas, o livro se chama A Canção da Borboleta Ausente. O subtítulo, “três musas, catorze sonetos, e algumas diversões” sequer informa o leitor do todo, pois deixa de fora pelo menos o tampouco informativo poema-prefácio e o Lamento, inclassificável como diversão.

Não há aqui uma linha condutora, um tema – há experiências poéticas um tanto abertas, um tanto antigas, algumas certamente herméticas, outras até um tanto frívolas. Mas foram lidas (por muito poucas pessoas), e alguns desses leitores dedicaram esforços para convencer o autor da conveniência da publicação me livro.

Essas notas, essa série de pequenos textos que precedem o lançamento como um prefácio etéreo e fantasmagórico (pois a um livro que fisicamente sequer existe ainda – falta pouco! – não tendo sido submetido ao processo industrial cujo produto final se chama “livro”), serão então observações, quiçá relevantes, sobre referências, citações e inspirações, uma tentativa certamente fútil de circunscrever uma interpretação oficiosa do material. Claro, o leitor deve ser avisado que intenções do autor sobre seu próprio texto são, no mais da vezes, ficções ora arrogantes ora enganadoras.

Mas atente sempre para a advertência do imenso Fernando Pessoa sobre gente que se arroga a cometer poesia: fingidores, que fingem tão completamente, que chegam a fingir que é dor a dor que deveras sentem. E tenha consigo também aquele impertinente francês, Focault: o autor sequer existe. Armado assim, o leitor não será pego desprevenido por alguma distância entre as notas do autor (inexistente) e o texto concreto ao qual as notas se referem.

Paulo Candido

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