por Andréa Pontes
O Brasil não é brinquedo, não. A gente acorda com o Davi campeão do Big Brother Brasil. O brasileiro nato, o motorista de aplicativo, que já vendeu água, que trabalhou em cozinha de hospital, que mora em Cajazeiras. Subestimado, preto, pobre. O cara que faz faxina, arruma a mesa e faz comida, para pessoas que não o valorizam. O cara que fala frases polêmicas. O brasileiro que venceu. “Yes, you can” (sim, você pode) é a mensagem principal. O País que vai parar nos jornais da Índia, França, Argentina, Alemanha, Portugal, Austrália por causa de Érika de Souza Vieira Nunes, que entrou com o cadáver do tio Paulo Roberto Braga em um banco, para tentar obter um empréstimo.
Poderia só ser economia e política. Mas nem essas editorias têm paz. Aliás, os últimos fins de semana têm sido de Polícia Federal e do Irã x Israel. Mas, sigamos pela economia. O PIB é a soma de todos os bens e serviços de um País e serve para medir o crescimento econômico. Cresce o PIB, cresce a economia. Há uma prévia do PIB pelo indicador IBC-BR (Índice de Atividade Econômica), que o Banco Central utiliza muito para as decisões sobre as taxas de juros. O IBC-BR foi de mais 0,4% em fevereiro, comparado a janeiro.
Se estamos em céu se tornando azul no PIB, por que o dólar não acompanha e fica em baixa? Porque o que acontece nos EUA reflete aqui. No caso, os juros do Banco Central de lá devem ficar altos por mais tempo. E, temos, ainda, a luta do Governo brasileiro em manter a meta fiscal dentro do previsto. Além disso, o Oriente Médio está tirando o sono do mundo, principalmente no preço do barril de petróleo.
No âmbito político, temos Arthur Lira, presidente da Câmara, dando prioridade às pautas da oposição. Um dos motivos é o conflito entre ele e o Ministro Alexandre Padilha. Entre os temas que vão dar dor de cabeça ao Governo estão punições para invasões de terra, derrubada dos vetos do presidente Lula ao fim das saidinhas.
Ainda tivemos a Comissão Nacional de Justiça, em votação apertada, decidindo pelo não afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo Pereira, estrelas da Lava Jato, por irregularidades processuais. Em outro foco, o Senado aprovou a PEC das Drogas, proposta de emenda à Constituição, que prevê que possuir ou portar qualquer quantidade de droga é crime. Mesmo que para consumo próprio.
Se você considera que já é o bastante, há muito mais no noticiário. Mas, ao menos para você não passar vergonha no papo do bar, esses temas são os principais. Desanimou? Faça como o Davi – faxina, mesmo com a casa caindo. Ao estilo dos violinistas do Titanic.