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Pedra bruta: Engajamentos e ameaças, a nova onda da comunicação

por André Pontes

O mundo anda repleto de narrativas e brigas por engajamento. Assim, Bianca Censori, esposa de Kanye West, deu o que falar, indo à premiação do Grammy 2025 nua. Não pela nudez, mas pela discussão levantada de misoginia. Vale esse engajamento? Assim, Donald Trump, em poucos dias como presidente, vem chamando a atenção do mundo. O que vai além do simples engajamento. Trump aposta na redução da inflação. Mas a aposta é alta. Ameaças de taxação junto ao Canadá, à China, ao México. Já há empresas canadenses rompendo contratos com fornecedores norte-americanos.

Globalização significa que cada nação deixou de ser uma ilha faz tempo. Não há autossuficiência. Todos exportam, mas importam produtos, insumos, bens de consumo. Portanto, o mundo vem avaliando até onde são bravatas, o que há por trás delas e o que de fato será concretizado.

Em meio a isso, o dólar vem recuando. Nada como um Banco Central, que, sim, dá o recado duro e eleva a taxa de juros a 13%, mas faz os leilões necessários e mantém a moeda norte-americana mais controlada. Moeda que também é tema entre BRICS e os EUA. Temendo as relações comerciais em expansão, notadamente da China, e da resolução em conjunto com Brasil, Índia, Rússia e África do Sul, negociando operações sem o dólar, os EUA ameaça, mas também sabe que só pode ir até certo ponto. Novamente, ninguém mais é uma ilha.

Por aqui, as safras estão boas, arrefecem a inflação. O mercado diz que ainda é pouco. O Governo vem conversando com setores.  A indústria cresceu 3,1% — mais uma vez acima, surpreendendo o mercado. E ainda temos um elemento que vem também dando o que falar: a comunicação do Governo.

O boné com a inscrição “O Brasil dos brasileiros” deu o que falar e fez a extrema-direita sentir e tentar uma reação com bonés em verde-amarelo fazendo menção à comida barata.  Esses dias, um vídeo com o presidente Lula e a jovem Samille, aluna da escola pública que tirou mil na redação do Enem, ganhou mais de um milhão e meio de visualizações nas primeiras horas de postagem.

Nunca foi fácil, mas há luz vez em quando.

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