Pular para o conteúdo

Kotobuki

por Andréa Pontes

aula sobre kotobuki, com Luci Monteiro (foto: A.P.)

Em japonês, koto significa palavra, e, buki .feliz ou abençoado. Kotobuki, portanto, quer dizer votos de felicidade.

Já o biombo vai além de um móvel. Na cultura japonesa, é uma preciosidade, relata uma história e tradição; nesse espaço de registro, mostram a efemeridade da vida. Uma sequência de idas e vindas em breves instantes.

Um singelo arranjo de flor é representado pela palavra shorinkaSho é pequeno, rin simboliza a nobreza e ka é flor.

Nesse balé de simbologias, o movimento kotobuki, com o biombo e a shorinka, transmitem um convite simples. Para ser feliz, lembrar que a vida passa rapidamente. E é nas pequenas coisas que podem estar grandes tesouros. De tão breve que é a nossa passagem por aqui, esquecemos de singelezas. Estamos sempre tão preocupados com o futuro, com a defesa, com o não querer, que deixamos de viver.

É verdade que, por vezes, tudo é tão intenso que a gente só quer morar no Studio Universal ou no Lifetime Movies e maratonar filmes natalinos. Aqueles, onde tudo acaba bem. Não importa se a mocinha mora em Seattle, ela arruma um jeito de ficar no Alasca. Tudo dá certo. Ou você fica viciado no filme publicitário da Coca-Cola e quer que se transformar em Papai Noel. Todos podemos ser Papai Noel. I could be Santa

Ia ser tão bom. Mas, a realidade chama para Marcelinhos, Cariocas, novela com abusador, polarização. Além das redes mostrando agendas 2024 com propósitos, astrologia dizendo como será o seu signo. Não dá uma certa agonia, tantas receitas para acertos? E tantas notícias desacertadas? Daí a gente voltar pros filmes de Natal é um pulo….

O viver é necessário. Olhar o filho mirando a janela, o vento balançando a cortina, o som levemente irritante dos joguinhos eletrônicos. São as nossas shorins, pequenas e nobres cenas. O que é uma shorinka, afinal? Um pequeno grande tesouro, um recorte da Natureza, mostrando que é mais simples do que a gente foi acostumado a pensar. Talvez, por isso, seja tão difícil desapegar do complicado.

Talvez… seja somente viver esse instante. Esse segundo.

1 comentário em “Kotobuki”

  1. Ficamos preocupados enquanto os produtores de armas ficam muito satisfeitos com uma guerra nova que se estabelece.E a maioria população desse planeta tem que sofrer tanto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *