Pular para o conteúdo

Ano Novo, Vida Nova. Será?

por Andréa Pontes

cesta de café da manhã – gostamos (Foto de A.P.)

Nem tanto. Pra variar, diria Elis Regina, estamos em guerra. Rússia e Ucrânia continuam em conflito. Israel e Hamas, idem. Com capítulo novo. Agora, atingiram em cheio um prédio no Líbano. O vice-líder do grupo terrorista, Saleh al-Alouir, foi morto durante o ataque a drones ao edifício. O que é defendido por Israel como um grande feito para diminuir as forças do inimigo é considerado, pelo mundo, como uma boa chance de agravar o conflito e recuar no que vinha sendo negociado.

As tragédias não param por aí. No Japão, um avião com 379 pessoas a bordo bateu em outra aeronave. Cinco pessoas morreram e uma está em estado grave. O lado surpreendente dessa história foram a agilidade e o preparo dos tripulantes e o senso de ordem e respeito ao próximo dos japoneses. As imagens de todos seguindo as orientações, sem atropelos ou gestos que poderiam comprometer os demais chamaram a atenção. Outro ponto foi que o outro avião justamente levaria suprimentos para os afetados pelo terremoto, que ultrapassam 70 mortos.

Aqui no Brasil, em 24 horas, três – isso mesmo – helicópteros caíram. Um ainda está desaparecido. Também houve um motorista, que com o carro desgovernado, atravessou a pista e atingiu um ônibus. Imagens impressionantes. E, a tristeza ao ver cinco jovens morrendo dentro de um carro, na passagem de Ano Novo. Uma possível causa é uma alteração realizada no veículo, que gerou excesso de gás carbônico no interior do carro.

Depois dessas notícias, sem muito fôlego, seguimos para a Lei de Diretrizes Orçamentárias com déficit zero para 2024. Outra medida é que os juros do cartão de crédito – aqueles que surgem quando não pagamos o total da fatura – não podem mais ultrapassar a dívida original. Com isso, o Governo tenta e pede para a gente também tentar não gastar mais do que arrecada. Nem tudo está sob controle, o céu ainda não é de brigadeiro, como diz o ditado popular.

No entanto, cinco brasileiros vão dividir o prêmio de R% 588,8 milhões da Mega da Virada. Para esses, o ano é de vida nova. E as notícias exóticas não podem faltar. No Rio de Janeiro, o clássico ladrão que rouba ladrão. Dois homens resolveram roubar um ostensório da Igreja São Francisco de Paula, no centro da capital fluminense. Para quem não sabe, ostensório é uma peça para mostrar (justamente ostentar) a hóstia consagrada. O bandido passou o ostensório para o comparsa, que estava na parte externa da igreja. Só que o ladrão fugiu com o objeto furtado, estimado em R$ 200 mil, deixando o outro bandido sozinho, na parte interna da igreja.

Ou seja: segure-se na cadeira, porque nem concluímos a primeira semana de 2024 e já estamos no mesmo noticiário de sempre – diversificado e cheio de emoções.

2 comentários em “Ano Novo, Vida Nova. Será?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *