Pular para o conteúdo

A Quarta-Feira de Cinzas, o recado cristalino da diversidade e o que temos para hoje no Brasil

  • por

por Andréa Pontes

Paola desenhou para a gente – é virar onça na vida ou virar onça na vida.

A Quarta-Feira de Cinzas é aquele marco de que os quatro dias de folia ou descanso terminaram. Ahhhhhhhh. Mas, há um sentido católico, de um intervalo entre a festa da carne e a Páscoa. É nesse intervalo que se propõe um recolhimento, reflexão, a Quaresma. Na prática, ainda há festa, desfile das campeãs, o famoso ‘arrastão’ em Salvador, uma homenagem a quem trabalhou no Carnaval em Salvador. O Brasil vai se despedindo dos momentos de esquecer tudo por alguns dias, engrenar a economia de cidades a exemplo de Recife, Rio de Janeiro, entre outras. Escolas celebrarão campeonatos, chorarão rebaixamentos e refletirão sobre como será o Carnaval de 2025. Assim é a nossa própria vida – destaques, fracassos e o desfile segue.

Ainda sobre o Carnaval, entre as polêmicas apocalípticas, um recado está nítido. Se você ainda não entende sobre diversidade, procure se informar e, principalmente, vivenciar. Não há volta. A negritude esteve presente nos desfiles das escolas de samba e não é mero acaso. Há uma voz potente vindo das periferias, mostrando que a conta está mais do que atrasada em relação à reparação histórica da escravidão e um racismo estruturado presente. Não há mais espaço para piadas sem graça, preconceitos e se achar superior a alguém. Seja na passarela do samba, no Big Brother Brasil, espelho social do País, está, felizmente, ficando cada vez mais feio julgar o outro por ser quem é.

Há muito mais no País. O presidente Lula está no Egito para assinar acordo de bioenergia e contribuir com o que é possível para um cessar-fogo entre Israel e Hamas. As chuvas de um verão lembram que as cidades ainda precisam de estrutura. E temos números alarmantes da dengue. Repelente é a nova máscara do momento.  

A sazonalidade do calor do El Niño e as fortes chuvas puxaram os preços dos alimentos. Mas, é temporário. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) vem mostrando também alta nos serviços. Taxa de emprego subindo, mais consumo. O que o mercado está atento são nos chamados serviços subjacentes. É o cálculo da inflação, tirando preços que flutuam mais – preços de hotéis e passagens aéreas, por exemplo. Alertas de taxas subindo, mas o barco continua no rumo do crescimento.

O Brasil não para e se os desavisados ainda acreditam que o País só começa a funcionar depois do Carnaval, corra, pegue o caderno, revisite as metas, porque, sorry, você não ouviu o despertador.

Se liga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *