Pular para o conteúdo

Contrapontos

por Andréa Pontes

não tenho foto (que eu saiba) desse momento; mas, se fosse criança na década de 1980 novamente, estaria feliz recebendo doces de Cosme e Damião no Rio de Janeiro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) subiu 0,35%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O índice é a prévia da inflação oficial). Com isso, a inflação de 2023 chega a 3,74%. Os vilões: transportes (alta da gasolina e do diesel) e habitação (apesar do recuo no mês anterior, continua em alta). Os alimentos e as bebidas continuam em queda.

Aumento em combustível implica em preços mais altos na logística. Isso significa que a compra que você pede na Internet vai ficar mais cara, porque o valor do frete vai aumentar. De todo modo, dessa vez, o mercado não se assustou – está dentro do esperado. Quem está preocupado é o Banco Central, porque a inflação acumulada está quase alcançando o teto estabelecido – 5%. Por isso, já se fala que a taxa de juros talvez não continue baixando.

Mas, arrumar uma casa do tamanho do Brasil não é nada fácil. Nas últimas 48 horas – pois é, o recorte há de ser assim, devido às toneladas de notícias – uma assessora foi exonerada por ter publicado ofensas em rede social no dia da final da Copa do Brasil.  A ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, está deixando o cargo para a aposentadoria. Assim como termina o mandato de Augusto Aras na Procuradoria-Geral da República (PGR). Há atenção (e tensão) no sentido de quem vai substituí-los.  

Enquanto isso, precisamos viver. No calor senegalês em muitas regiões do País ou nas chuvas que não cessam no Sul. O fato é que precisamos. Na última segunda-feira, 700 pessoas ouviram o relato de uma garotinha, de apenas cinco anos de idade, que venceu um câncer. Enquanto há uma notícia estarrecedora – a exemplo de um incêndio em uma festa de casamento iraquiano, matando 100 pessoas. Ou, enquanto os armenos se assustam com milhares de imigrantes do Azerbaijão chegando ao território da Armênia. Há uma garotinha vencendo o câncer. Há a Orquestra de Heliópolis tocando com Simoninha e Tony Gordon, na Sala São Paulo.

São os contrapontos necessários à nossa existência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *