Drops Editora apresenta

“A mídia hoje é considerada e estudada como uma das agências informais do sistema de justiça, porque condena, absolve, orienta a investigação e até investiga. Então a responsabilidade da mídia é muito grande.”


Ela Wiecko, procuradora e professora da Universidade de Brasília (UNB).

Fomos educadas pelo e para o machismo. Dos textos constantes dos livros didáticos que nos formaram, passando por leis que por décadas nos ignoraram, chegamos ao ponto do desamparo por um sistema de justiça formado por juízes misóginos e cruéis, em sua maioria.

Esse poder se apoia em uma estrutura machista construída para que ele prospere. A imprensa é parte dessa estrutura.

Nenhum relato é neutro e todo discurso é situado e regido pela hierarquia. O alcance deste discurso acontece na proporção e medida da autoridade de quem o emite e, na busca por esta autoridade, a imprensa reproduz o pensamento machista, que ainda é dominante.

Toda desconstrução passa primeiro pela identificação do que se pretende desconstruir. A nós parece lógico que identificar o uso da linguagem como instrumento não só de comunicação, mas como ferramenta de dominação, é um passo importante.

As jornalistas Niara de Oliveira e Vanessa Rodrigues estão trabalhando neste projeto: analisar o papel da imprensa na narrativa de feminicídios e sua contribuição para a manutenção da misoginia, em livro a ser publicado em 2021.

A Drops Editora tem muito orgulho em fazer parte desta jornada.

Somos quatro mulheres empenhadas não só em mudar o mundo, mas também em despertar nas pessoas a consciência a respeito das forças sob as quais os relatos sobre o mundo acontecem.

As editoras.

4 comentários em “Drops Editora apresenta”

    1. Ainda não, Rachel. Está em produção.
      A página do livro Análise de Narrativa de Feminicídios está pronta.
      Nela será registrada a jornada do livro.
      Convidamos a todos para que curtam, divulguem e participem do processo que envolverá discussões, análises e toda sorte de informações relacionadas ao tema.
      Vem com a gente?
      https://www.facebook.com/Narrativa-de-Feminic%C3%ADdios-103656028395614/?notif_id=1611261505473353&notif_t=page_invite_accept&ref=notif

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *