Como limpar janelas de vidros

por Suzi Márcia Castelani

Para limpar uma janela de vidro é necessário que se tenha uma janela, que a mesma seja de vidro e que os vidros estejam sujos.

Caso tenha uma janela de vidro e ela esteja limpa, convém aguardar umas três semanas. Neste tempo, certamente, se formará uma película de poeira em todos os vidros da janela de maneira uniforme. Pronto. Agora você tem uma janela de vidros sujos e já podemos retomar o projeto.

Um material excelente para limpar janelas de vidros sujos é camiseta velha. É importante que seja velha pois o uso deixa o tecido mais macio, livre de gomas e permite limpar todos os cantinhos de poeiras resistentes.

Caso possua somente camisetas novas, é imperativo que aguarde um tempo de uso que comporte muitas lavadas, que as muitas lavadas desbeicem as costuras deixando-a no ponto correto de maciez adequado à limpeza de vidros sujos.

Esse tempo servirá para acumular ainda mais poeira nos vidros já sujos de sua janela, possibilitando até que pequenas aranhas teçam teias nos cantos de alguns vidros.

No caso disso acontecer saiba: o ciclo normal de vida de uma aranha pequena, se ela não tiver um encontro fatal com uma chinelada é de cerca de um ano. Tempo mais que suficiente para eclodir seus ovos e os filhotes deixarem a ninhada.

Pense bem. Na impossibilidade temporária de limpar os vidros por falta de camiseta velha, sendo a sua ainda nova, e tendo que esperar que o tempo e as lavagens ajam sobre o tecido, essa ninhada pode ser muito útil devorando outros pequenos insetos que se aventurem pela casa.

Portanto, durante este tempo, evite matar moscas, grilos e qualquer outro inseto de pequeno porte que apareça em qualquer dos cômodos pois há uma família de pequenas aranhas habitando temporariamente sua janela de vidros sujos e seria uma lástima eles não terem o que comer, sob a sua jurisdição.

Se possível, estenda fitas adesivas dupla face em todas as superfícies antes de dormir para aprisionar pequenos insetos e levá-los, ainda vivos, à pequena teia na janela. Hospitalidade. Já que você ainda não tem uma casa de janelas limpas vamos pelo menos manter o ambiente saudável.

Uma vez eclodidos os ovos e tendo as pequeninas aranhas abandonado a teia-mãe, certamente sua camiseta, que era nova, já chegou no ponto que desejávamos e podemos iniciar os trabalhos.

Para retirar o grosso do pó que se formou nesses vários meses antes de poder usar a camiseta, agora velha, recomendo um pincel do tipo achatado. Varra com ele todos os vidros, por dentro e por fora da janela, parapeito inclusive.

Nesta parte da tarefa recomendo que use um avental já que a única camiseta velha que você tinha será usada para a limpeza do vidro e não queremos sujar sua roupa ainda nova, ou queremos?

Um método eficiente de não sujar a roupa na hora de limpar os vidros sujos da janela é tirar toda a roupa e realizar a tarefa nu.

Para a eficácia desse método é necessário que planeje com cuidado o tempo de envelhecimento da camiseta para calhar no verão. Não que não seja possível executar a tarefa nu, no inverno. Sim, é possível, mas desconfortável. Fica a critério de cada um.

Encha um borrifador com vinagre branco. Borrife sobre cada vidro, passando a seguir a camiseta velha, esfregando com força e mudando para uma parte limpa da camiseta a cada novo vidro.

Ao final do processo, sua janela de vidros sujos se transformará em uma janela cristalina diante de seus olhos. A janela de vidros limpos filtrará os raios de sol, uma beleza de se ver pelo lado de fora!

Perceba que é recomendável que vista sua roupa, caso tenha realizado a tarefa nu, antes de sair pra apreciar o resultado do trabalho. Mas caso não se importe em flanar ao ar livre exibindo suas partes pudendas, nada contra.

Mas se nu, talvez fumando um cigarrinho, apreciando o bom trabalho alguém passe e leve a mão à boca numa expressão de espanto, evite a frase ficou limpinho, né? Você pode ser mal interpretado.

É tempo, então, de jogar fora a camiseta velha, agora velha e imunda, no lixo e recomeçar todo o processo.

Suzi Márcia Castelani é artesã de flores e palavras.

7 comentários em “Como limpar janelas de vidros”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *